Definição de buddy.
Quem nunca começou em uma empresa nova e se sentiu perdido? É um lugar totalmente novo, não conhecemos ninguém e não sabemos para quem perguntar coisas simples, como “qual a senha do wikilayer?”.
O buddy nasceu com o propósito de diminuir essa insegurança dos nossos novos colaboradores. É a junção de um profissional mais antigo com o mais recente colaborador.
O profissional antigo é chamado de “Buddy” desse nosso novo Layer.
Quem escolhe o buddy?
O buddy é escolhido pelo líder/coordenador direto do novo colaborador. Os critérios não são definidos, apenas buscamos alguém que já esteja há algum tempo na Layer Up e que acreditamos que será uma boa opção. O único “requisito” é que seja uma pessoa de uma área diferente.
Buddy escolhido, o time de C&T fará um convite para essa pessoa.
Sou buddy, o que devo fazer?
No “day one” do novo colaborador, o buddy terá a responsabilidade de agendar uma call (geralmente acontece das 13h30 às 14h) para se apresentar e contar um pouco da sua história dentro da Layer Up.
Essa conversa não é roteirizada. Nesse primeiro contato, o objetivo é se aproximar e criar um vínculo e isso não pode ser padronizado. Pense que você será o primeiro amigo dessa pessoa que está chegando, ela passou a manhã inteira ouvindo sobre processos e milhares de coisas que ela ainda não entende muito bem. Você será o respiro entre tantas informações.
O objetivo final dessa conversa é abrir um canal de comunicação e oferecer ajuda quando for necessário. Essa ajuda não é operacional, mas cultural.
Nas semanas seguintes, sugerimos ao menos 1 reunião a cada 15 dias para acompanhamento.
Reforço de cultura
Nossa cultura é o que nos mantém fortes. Por exemplo, o buddy não vai ensinar o novo colaborador como apontar horas, mas ele vai ajudar a fazer com que a pessoa entenda a importância do nosso modelo de negócio. Não vai ensinar como usa a plataforma da RD, mas vai ensinar que a RD é um parceiro importantíssimo nosso. Não vai ensinar como cada cliente funciona, mas sim que nossos clientes são uma extensão do nosso negócio. Enfim… cultura!
Além disso, queremos que o buddy ajude essa nova pessoa a entender quais profissionais ela deve chamar para tirar as dúvidas que ela tenha, o buddy pode convidar essa pessoa para happy hours, uma visitinha presencial na Layer, entre outras coisas…
De maneira prática: queremos que essa pessoa seja integrada da melhor maneira possível e contamos com o buddy para isso.
Agradecemos todos os buddys que toparam esse desafio e os próximos que virão! Nossa equipe está crescendo e o ambiente colaborativo é um dos nossos pilares mais importantes.
Dúvidas? O time de Cultura e Talentos está disponível <3